Forrófiando

Trazer Histórias sobre a nossa cultura entremeadas por muita música e informação. Assim é o projeto “Forrofiando uma História”. Focado nas tradições da música nordestina, o cancioneiro popular sempre nos traz um retrato dos costumes, modos de pensar, agir e também representa muitas vezes, um grito sufocado de quem não tem como pedir ajuda. 

        Sempre com um roteiro estudado e pensado de forma a construir um novelo histórico, o ”Forrofiando uma História” é uma divertida maneira de trazer conhecimento com ludicidade, pois a música nordestina, mesmo com mensagens tristes, tem no seu íntimo, muita riqueza e alegria. 

HISTÓRICO

A primeira versão do projeto foi em homenagem  ao dia nacional do forró em 13 de dezembro de 2018 no SESC Nogueira. Dia de nascimento de Luiz Gonzaga. Depois veio o dia do nordestino, 8 de outubro, na Casa de Cultura Cláudio de Souza, com muitas histórias sobre os nordestinos e sua saga mundo afora. Ainda em 2019, comemorou-se novamente o dia nacional do forró e também uma homenagem ao samba, o “Forrofiando uma História – Esse forró dá samba”, contando a relação entre os cantadores de embolada e coco, com o samba no Rio de Janeiro.

QUEM SOMOS

 O projeto “Forrofiando uma História” é uma idealização da Tarrabufado Cultural e nasceu da necessidade de informar e trazer conhecimento à população, de maneira lúdica e divertida. As apresentações ficam à cargo de Guilherme Mará que junto com Mirele Maravilhas, realizam todo o trabalho de elaboração de textos e roteiros para cada apresentação. 

FUTURO

Por conta do momento atual devido à pandemia, as apresentações em público estão suspensas, mas a vontade de realizar nunca termina. Portanto, o projeto Forrofiando uma História, adaptando-se às novas tecnologias de comunicação on-line, já se programou e estruturou quatro lindas apresentações para o ano de 2020.

 

NOVOS PROJETOS

  •       São João na Rede;
  •       Semana da Cultura Nordestina;
  •       Dia do Nordestino;
  •       Dia Nacional do Forró.

 

SÃO JOÃO NA REDE

 

SEMANA DA CULTURA NORDESTINA

 

DIA DO NORDESTINO

         Dia 08 de Outubro é a data que se comemora o dia do nordestino. Essa data marca o nascimento de, talvez, o maior poeta popular sertanejo, o cearense Patativa do Assaré. Um dia de comemorar, reverenciar os mestres e também refletir sobre como o nordestino se espalhou pelo mundo afora e ainda encontrando preconceito, se supera a cada dia. Contos e causos regado a muito forró pé-de-serra.

 

DIA NACIONAL DO FORRÓ

         A saga de um menino pobre, que cantou e musicou a alma do nordestino e se tornou representante de toda essa nação. A história de Luiz Gonzaga, de menino à Rei do Baião. Reverenciado no mundo inteiro, sua poesia e sua música se eternizaram ao longo de mais de quarenta anos de carreira. Não poderia haver outra data mais importante para o Dia Nacional do Forró, que 13 de dezembro, dia de nascimento de mestre Lua Gonzaga.

         No formato de trio pé-de-serra, Guilherme Mará vai trazendo curiosidades e fatos que marcaram a vida de Gonzagão entremeados pela sua incrível música. Viva o dia nacional do Forró!